O que é Coronavírus?

De acordo com o Ministério da Saúde[i], Coronavírus (CoV) são uma grande família de vírus que causam doenças que vão desde o resfriado comum até doenças mais graves, como a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS-CoV) e a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS-CoV).

O que é o Novo Coronavírus (SARS-CoV-2)?

O coronavírus (SARS-CoV-2) é o nome de um vírus descoberto em 31/12/2019 após casos registrados na China. É ele o agente causador da doença chamada COVID-19. É importante mencionar que o grau de contaminação de pessoa para pessoa pode variar entre os vírus. Alguns vírus são altamente contagiosos, enquanto outros são menos. Estão em andamento as investigações para entender melhor a transmissão, gravidade e outras variáveis associadas ao novo coronavírus.

Saiba os Sintomas do Coronavírus

De acordo o Ministério da Saúde, pacientes diagnosticados com COVID-19 apresentam comumente os seguintes sintomas:

 

  • Febre E
  • Tosse OU
  • Dificuldade para respirar
  • Entre outros sintomas gripais

 

O Ministério da Saúde afirma que os primeiros síntomas podem aparecer de 2 a 14 dias após a infecção pelo virus.[i]

Como o Vírus é Transmitido?

O Ministério da Saúde e a ANVISA[ii] dizem que a transmissão ocorre comumente pelo ar ou pelo contato pessoal com secreções contaminadas, como:

 

  • Gotículas de saliva
  • Espirro
  • Tosse
  • Catarro
  • Contato pessoal próximo, como aperto de mão
  • Contato com objetvos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos

 

É importante ressaltar que dados preliminares do novo coronavírus (SARS-CoV-2) sugerem que a transmissão possa ocorrer mesmo sem o aparecimento de sinais e sintomas.

Como se proteger do Coronavírus?

A melhor maneira de se proteger é evitando estar exposto ao vírus. O Ministério da Saúde[i] e a OMS recomendam que as pessoas mantenham bons hábitos de higiene que possam prevenir a propagação de doenças, como:

 

  • Lave as mãos com frequência com água e sabão por 20 segundos e ajude as crianças pequenas a fazer o mesmo. Se não há água e sabão disponíveis, use um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Cubra seu nariz e boca com um lenço quando tossir ou espirrar e depois descarte o lenço. Lave as mãos depois de descartar o lenço.
  • Evite tocar seus olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evite contato pessoal, como beijar ou compartilhar copos ou utensílio para comer com pessoas doentes.

Lysol mata o novo coronavírus (SARS-CoV-2)?

Lysol Aerossol foi testado contra outros coronavírus como MERS-CoV e SARS-CoV em superfícies e sua eficácia em matar os vírus foi comprovada. Embora o SARS-CoV-2 seja novo, o vírus é muito semelhante a outros coronavírus, portanto pode ser utilizado contra este vírus quando usado de acordo com as instruções de uso. Estamos trabalhando com nossos parceiros para garantir que tenhamos a mais recente compreensão do vírus, do caminho de transmissão e testaremos nossa gama de produtos o mais rápido possível. Consulte o seguinte site para obter informações adicionais. https://www.epa.gov/pesticides/coronavirus-cases-trigger-epa-rapid-response

 

[i] https://coronavirus.saude.gov.br/

[ii] http://portal.anvisa.gov.br/coronavirus

Uso inadequado de desinfetantes

Devido às recentes especulações e crescentes postagens em redes sociais, o Grupo RB (fabricante das marcas Lysol e Dettol) foi questionado sobre a administração interna de desinfetantes ser apropriada para a prevenção ou tratamento do Coronavírus (SARS-CoV-2).

 

Como líder global em produtos de saúde e higiene é nosso dever esclarecer que, sob nenhuma circunstância, nossos produtos desinfetantes devem ser administrados no corpo humano (seja por injeção, ingestão ou qualquer outra via). Assim como indicado para todos os tipos de produtos, nossos produtos desinfetantes e de higiene devem ser utilizados apenas conforme o indicado nas embalagens e em conformidade com suas diretrizes de uso. Por isso, reforçamos a importância de se ler o rótulo e as informações de segurança.

 

Temos a responsabilidade de fornecer aos consumidores acesso a informações precisas e atualizadas, conforme recomendado pelos principais especialistas em saúde pública. Para mais esclarecimentos e correções de informações não verdadeiras acesse o site www.covid-19facts.com